Ganso Cinzento

Descrição

  • De origem francesa.
  • As penas são uma combinação de tons de cinza.
  • Possui bico curto e forte, patas alaranjadas, curtas e fortes.
  • Os machos podem atingir 12 a 14 quilos, enquanto as fêmeas 9 a 10 quilos.
  • Raça mais criada, com produção de carne de melhor qualidade.

 

 

 

 

 

Mais informações

  • Sob consulta
  • Sob consulta

É originário da França. É a raça maior, mais pesada e a que produz a carne de melhor qualidade sendo, por essa razão, a raça mais criada. Os machos atingem de 12 a 14 quilos. As fêmeas alcançam de 9 a 10 quilos e são boas poedeiras e criadeiras.

Sua plumagem é uma mistura de cinza-claro com cinza-escuro. São cinza-escuro com algumas listas no lombo ou dorso e que vão se alargando até cinza claro no peito e quase branco no abdomem (barriga). O bico é curto e forte, os tarsos e dedos são alaranjados e os pés avermelhados. Suas pernas são curtas e fortes.

A cabeça é grande e curta. O pescoço é curto e um pouco curvo. É preferível que os adultos tenham uma papada. Seu corpo não é muito comprido e é compacto nos animais gordos que, além disso, possuem papada dupla, quase encostando no chão. Tem as costas largas e um pouco recurvadas. O peito é cheio e saliente. Suas asas são grandes e fortes.

Tendo boa alimentação, os gansinhos, com 10 semanas de idade, atingem a 4 quilos. Com 5 a 6 meses, chegam a 5 ou 6 quilos. Os adultos cevados podem alcançar até 15 quilos. É considerado um defeito no padrão da raça quando o animal apresenta penas brancas nas asas.

As fêmeas desta raça produzem de 20 a 40 ovos por ano. Os filhotes e os jovens são muito sensíveis ao frio e à humidade. Na França, é a raça mais criada e explorada em grande escala, para a produção de carne, gordura e principalmente de fígado, com o qual é feito o pathe-de-foie-gras, afamado em todo o mundo.