Doenças/Tratamentos

"As aves bem alimentadas e com um maneio correto são mais resistentes às doenças."

Prevenção
1. Higiene e desinfeção das capoeiras
2. Não alojar no mesmo espaço animais de diferentes espécies e idades
3. Alimentação adequada
4. Água de boa qualidade física e microbiológica
5. A capoeira deve estar bem construída, por forma a garantir uma boa ventilação (sem correntes de ar), e não permitir a acumulação excessiva de amoníaco e humidade
6. A temperatura tem que ser adequada à idade dos animais (seguir aconselhamento do criador)
7. Para a melhor prevenção de quase todas as doenças provocadas por vírus, a vacinação é um dos meios de prevenção mais importante

Respiratória, vulgo “Gogo”

Sinais Clínicos:
Acontece quando as aves apresentam espirros, tosse, dificuldades respiratórias (respiração sibilante), corrimento nasal e/ou conjuntivite. As secreções nasais acabam por obstruir as vias respiratórias, fazendo com que o animal tente respirar pelo bico e apresente muitas vezes ruidos respiratórios (assobios). As causas são normalmente víricas e complicadas por processos bacterianos.
Pode haver diminuição do apetite e atrasos no desenvolvimento das aves, podendo mesmo causar a morte dos animais, pelo que o tratamento deve ser feito tão prontamente quanto se detetem os primeiros sinais da doença.

Tratamento:
Contactar o fornecedor ou o veterinário

Diarreias ou Gastroenterites

Sinais Clínicos:
Problema que pode ser provocado por diferentes causas, víricas, bacterianas, parasitárias, alimentares (ração, água) ou outras. O animal apresenta fezes moles e/ou de coloração alterada. Pode apresentar emagrecimento ou alterações de crescimento, aspeto triste e penas baças e eriçadas (caso o animal tenha febre).

Tratamento:
Contactar o fornecedor ou o veterinário

Coccidiose

Sinais Clínicos:
Doença provocada por um protozoário designado Esméria, e a transmissão acontece por via oral, normalmente por ingestão de fezes contaminadas de outras aves. Ambientes quentes e húmidos são favoráveis aos desenvolvimento destes microrganismos.
Os animais podem apresentar diferentes manifestações, como diarreias (por vezes com presença de sangue, como na coccidiose cecal), perda de apetite, emagrecimento e crista pálida.

Tratamento:
Contactar o fornecedor ou o veterinário

Pintos Magros ou Doença da faca

Sinais Clínicos:
Ver: Diarreias e Sangue nas fezes

Tratamento:
Contactar o fornecedor ou o veterinário

Piolho

Sinais Clínicos:
Parasita externo das aves, que provoca mau estar nas mesmas e perda de capacidade de crescimento. Se a infestação for grave pode provocar emagrecimento (sem que haja outra causa aparente) e falta de apetite. Aspeto triste das aves, com crista descolorada e caída.
Mais uma vez, a higiene da capoeira é dos meios mais importantes de controlo destes parasitas.

Tratamento:
Contactar o fornecedor ou o veterinário